18 novembro 2006

Kafka e La Muñeca Viajera

Kafka e la muñeca viajera

Jordi Sierra I Fabra

A história começa em Madrid…

Imaginem-se a fazer horas para o resto do dia, dentro de uma livraria. Talvez conheçam a sensação de estar perdidos numa livraria durante duas horas ou mais…a ver capas, a ver títulos, a ler trechos ou a ver imagens, um pouco de poesia, o primeiro parágrafo de um romance… E pensar…, gostaria de comprar aquele clássico, ainda não o li. Olha gosto tanto deste…

Depois pegamos nos livros, de capas duras e cheias, ou outras, ambas contêm o livro, a escrita, o sumo e sentimos o seu peso e promessa de sabor;

Como é bom ter tempo e vaguear nas livrarias, ao acaso. E o nosso dedo nas lombadas descobrir um livro que nos faz sorrir…

Foi quase assim esta história, o dedo descobriu a lombada que fez surgir o livro que se chama Kafka e la muñeca viajera,

Que se pode dizer de um livro do qual não se consegue seleccionar um pequeno trecho que exemplifique o que, e como nele se fala?

A História é simples?

Grande Kafka,

Confesso, dele apenas conheço O Processo e ainda assim não o consegui ler até à última linha de tão obtuso exasperante e absurdo me pareceu…

Mas talvez da sua obra não conste o seu melhor? …

Diz quem o comprou e mo emprestou, que o irá emprestar a todos os seus amigos,...

haverá melhor recomendação?