30 abril 2007

os cem sentidos secretos

Os cem sentidos secretos São cem porque assim parecem muitos, talvez cheguem para todos os sentimentos, talvez… São secretos porque existem sempre entre duas pessoas, e os segredos só podem existir entre duas pessoas. A ideia dos sentidos que nos permitem comunicar sem palavras, é tão bela quanto todos já sentimos e sabemos. E contudo isso apenas nos acontece por vezes. Poucas vezes. O mandarim, o pensar chinês, é diferente da rudeza material com que se fala e consequentemente se pensa, no ocidente. É sempre um conceito, uma ideia, que pode ser lida em mais do que um sentido, que encerra um contexto. É lá longe no oriente, que se fala e comunica com o coração. Porque há tempo. Há todo o tempo. E porque o mais importante são as pessoas, os seus sentimentos, as suas emoções.

4 Comments:

At 30/4/07 22:48, Blogger tufa tau said...

por mim os segredos também existem numa só pessoa... toda a gente tem os seus segredos... nem que sejam só os mais íntimos... mas são só nossos.

 
At 1/5/07 01:02, Blogger isi said...

não sou capaz de me opor a essa ideia.
mas já pensou no valor de um segredo entre dois? a capacidade de falar sem palavras...esse é o sentido dos segredos de que fala o livro.a partilha.

 
At 1/5/07 23:21, Anonymous Anónimo said...

Olá Isi,
quando li a tua opinião sobre os cem sentidos fiquei com essa sensação cá dentro, de uma história de segedos que unem as pessoas. Do livro, que já tinha lido, reavivaste tu a memória. Lembro ma ainda que tinha descrições muito interessantes, pequenas viagens que ficam...

 
At 4/5/07 16:38, Blogger jorge esteves said...

Estes secretos do pensar chinês será, com toda a certeza, uma leitura interessante e rica em sabedoria. Não deixo, no entanto, de sorrir por lembrar um velho aforismo, também chinês, que sabiamente previne 'um segredo tem sempre a forma de uma orelha'...
Abraços!

 

Enviar um comentário

<< Home