Os Amantes e Outros Contos

Se o texto é no fluir de uma história o que de dentro a trava, se a facilidade do contar se embaraça no empolado tecido que conta, se existem sempre determinados elementos (o jogo de um nome, o incrível de uma precisão, uma palavra que falta, o insólito de uma repetição, o inesperado de uma luz) que blolqueiam a evidência de uma história- torna-se necessária a pesquisa do que no texto é irredutível à narrativa, e lhe resiste: porque aí insiste o que arqueia o texto para o outro lado da sua demasiada nitidez. É aí que o óbvio se desconcerta, e outra orquestração se impõe.
Os Amantes e Outros contos, de David Mourão-Fereira, é ,por si mesmo, um livro que cria um clima onírico e simultaneamente uma realidade historicamente referenciada.
Leiam-no!
6 Comments:
De DAvid nada sei, mas fico com vontade de saber.
São contos mesmo?
Sim Rita!
Vários contos, várias personagens, várias histórias de vida( amorosa)...eu acho fascinante!
Um dos contos é "O Viúvo"..e...quando ler vai enetender.(sou mázinha??)
Mázinha?
Quando ler entenderei!?
Até lá estou na dúvida
Abraço
..e a dúvida pode ser um bom método;))
Abraço novelesco
que chatice!
eu sabia que não tenho vida que chegue para ler tudo o que queria ler...mas com esta quantidade de sugestões, fica ainda mais visível.
E eu, que andava em fase de releitura...
Lembro algumas fugazes aparições no preto-e-branco da TV; chegou a fazer dois ou três programas ao jeito do Nemésio. Conheço-lhe alguns poemas, outros ainda os tenho no ouvido cantados pela Amália mas, curioso, não lhe conheço um conto que seja...
Mas vou procurar!
Abraços, amiga!
Enviar um comentário
<< Home