17 abril 2007

Os Amantes e Outros Contos

Se o texto é no fluir de uma história o que de dentro a trava, se a facilidade do contar se embaraça no empolado tecido que conta, se existem sempre determinados elementos (o jogo de um nome, o incrível de uma precisão, uma palavra que falta, o insólito de uma repetição, o inesperado de uma luz) que blolqueiam a evidência de uma história- torna-se necessária a pesquisa do que no texto é irredutível à narrativa, e lhe resiste: porque aí insiste o que arqueia o texto para o outro lado da sua demasiada nitidez. É aí que o óbvio se desconcerta, e outra orquestração se impõe. Os Amantes e Outros contos, de David Mourão-Fereira, é ,por si mesmo, um livro que cria um clima onírico e simultaneamente uma realidade historicamente referenciada.
Leiam-no!

6 Comments:

At 17/4/07 23:05, Anonymous Anónimo said...

De DAvid nada sei, mas fico com vontade de saber.
São contos mesmo?

 
At 17/4/07 23:36, Blogger Helena Velho said...

Sim Rita!
Vários contos, várias personagens, várias histórias de vida( amorosa)...eu acho fascinante!
Um dos contos é "O Viúvo"..e...quando ler vai enetender.(sou mázinha??)

 
At 19/4/07 00:13, Anonymous Anónimo said...

Mázinha?

Quando ler entenderei!?

Até lá estou na dúvida

Abraço

 
At 19/4/07 00:16, Blogger Helena Velho said...

..e a dúvida pode ser um bom método;))

Abraço novelesco

 
At 19/4/07 14:25, Blogger isi said...

que chatice!
eu sabia que não tenho vida que chegue para ler tudo o que queria ler...mas com esta quantidade de sugestões, fica ainda mais visível.
E eu, que andava em fase de releitura...

 
At 19/4/07 16:28, Blogger jorge esteves said...

Lembro algumas fugazes aparições no preto-e-branco da TV; chegou a fazer dois ou três programas ao jeito do Nemésio. Conheço-lhe alguns poemas, outros ainda os tenho no ouvido cantados pela Amália mas, curioso, não lhe conheço um conto que seja...
Mas vou procurar!
Abraços, amiga!

 

Enviar um comentário

<< Home