11 maio 2007

Os da minha rua

ONDJAKI, na editora Caminho

Este livro chegou-me por mão amiga (anagrama de magia)

Como tal saltou sobre a pilha dos "outros" e foi lido em primeiro lugar. Não tem fotografia porque a máquina não está. Mas tem outras coisas…

No fim dele, Ana Paula escreve: "o teu livro dá conta de como crescem em segredo as crianças."

No Livro, ONDJAKI escreve:

Eu já tinha dito ao Bruno, ao Tibas e ao Jika, cambas da minha rua, que aquele meu tio era muito forte nas estórias. Mas o principal, embora ninguém tivesse visto só um a foto de admirar, era a piscina que ele disse que havia em Benguela, na casa dele:

“- Vocês de Luanda não aguentam, andam aqui a beber sumo tang!

Ele ria a gargalhada dele, nós ríamos com ele, como se estivessem mil cócegas espalhadas no ar quente da noite.

- Nós lá temos uma piscina enorme – fazia uma pausa dos filmes, nós de boca aberta a imaginar a tal piscina. – Ainda por cima, não é água que pomos lá – eu a olhar para o Tibas, depois o Jika:

- Não vos disse?

O tio Victor continuou assim numa fala fantasmagórica:

- Vocês aqui da equipa do tang não aguentam…, a nossa piscina lá é toda cheia de coca-cola!

Aí foi o nosso espanto geral: dos olhos dos outros, eu vi, saía um brilho tipo fósforo quase a acender a escuridão da varanda e a assustar os mosquitos. Nós, as crianças, de boca aberta numa viagem de língua salivada, começámos a rir de espanto e gargalhámos, o tio Victor também, depois rebentámos numa salva de palmas que até a minha mãe veio ver o que se estava a passar

10 Comments:

At 12/5/07 01:01, Blogger Helena Velho said...

Rita

Um conselho de um amigo "virtual" ,especial para mães que adoram contar histórias aos pequenos: visite o site
História do dia!Para entrar vá ao blog Letratura.blogspt.pt
e amanhã tem uma ovelhinha...

Não há piscinas de coca-cola, mas há muita vontade de fazer sorrir a criançada.

 
At 12/5/07 01:59, Blogger David (em Coimbra B) said...

Vou ler. Parece-me fantástico. Diz-me uma coisa: conheces um tal Luís Januário, pediatra de Coimbra que anda com o blogue a natureza do mal? Manda mail...

 
At 12/5/07 20:49, Blogger Espaços abertos.. said...

Bela história,as crianças pasmam no crepúsculo da noite e soltam gargalhadas de espanto e alegria.
Votos de um óptimo fim-de-semana
Bjs Zita

 
At 14/5/07 00:35, Anonymous Anónimo said...

Maria, a sujestão é sujestiva:)
Claro que vou dar um passeio no letratura, desde "O Princepezinho" à alguns "anitos" atrás que as ovelhinhas são quase um animal de estimação.

D em Coimbra B, tenho que pedir o teu mail à minha mana, o que por aqui estava apaguei por questões de privacidade. Logo de digo mais coisas


Obrigada Zita

Sempre bem vinda , e aceitamos sugestões!

 
At 15/5/07 15:07, Blogger jorge esteves said...

Lembrei-me, sem saber bem a razão, do 'meu' Iratan e Iracema que eram os meninos mais malcriados do mundo, no dizer do autor...
Abraço!

 
At 15/5/07 17:58, Anonymous Anónimo said...

Vim espreitar... Gosto muito do Ondjaki e da Ana Paula Tavares, ambos meus patrícios de Angola.
Nunca tinha dado por ela mas joga certo: amiga é anagrama de magia... pois!
Bjo
Ju

 
At 15/5/07 22:23, Blogger Helena Velho said...

Caro Canho

Para além de se auto-adjectivar magistralmente também é um Bicho(do mato?carpinteiro?carrapato?de conta?) ou tem muitos Bichinhos???

 
At 24/5/07 17:42, Blogger jorge esteves said...

Ai que agora esta n'um intendi!...
Explica-me, amiga Maria?!...
Abraços!

 
At 3/6/07 14:29, Blogger Helena Velho said...

Caro Canho

Tarde vem quem nunca chega....
Por favor "apanhe" o metro e vá até ao PME...

Abraço!

 
At 3/12/07 19:55, Blogger Tino Freitas said...

Acabei de ler Os da minha rua... chorei ao "ouvir" Roberto Carlos no carro do pai do menino saindo da casa da madrinha... enfim... um LIVRAÇO!!! Estará em breve também nos Roedores de Livros.

P.S. Ondjaki é super simpático e extremamente jovem para a maturidade do seu texto. Delicioso e surpreendente!!!

 

Enviar um comentário

<< Home