23 janeiro 2007

Tuaregue

Alberto Vazquez-Figueroa

Quem conhece os Tuaregues?

Desconhecia tal povo até me vir parar o livro às mãos. É mais um dos muitos que existem em casa dos meus pais e que ainda não li…

Passo a explicar, em casa dos meus pais há livros que se acumularam desde a sua juventude, passando pelo seu intermédio como emigrantes em francófonas paragens e terminando por cá, nesta cidade Mondeguina. Eles foram-nos guardando…

Construíram estantes (primeiro uma, que até trouxeram lá das suas andanças pelo mundo), e depois mais duas a aproveitar pequenos recantos na casa definitiva, e os livros foram-se arrumando primeiro em filinhas mais ou menos ordenadas e depois com mais uns por cima e outros tortos, e quando começaram a não caber, foram passando para os cimos dos guarda –fatos, para malas na garagem, enfim…

Alguns estão em viagem por casa dos filhos (3), e continuam a chegar outros novos em cada natal, aniversário ou passeio a livrarias da cidade.

Entre tantos escritos em português, muitos outros estão em francês, vinham lá da aventura estrangeira e traziam memórias…

Não sei quantos são ao todo, muitos fomos lendo durante a nossa juventude e permanência na casa, alguns aconselhados, outros por nossa conta e risco, e este, tinha passado desapercebido…

Conta a história de um Tuaregue, homem, com valores e honra a defender, e sobretudo, de alguém que conhece profundamente a natureza onde vive e sobrevive, alguém que se move por baixo das estrelas…

Se tiverem dificuldade em o encontrar digam, posso emprestar o meu.

6 Comments:

At 23/1/07 12:39, Blogger isi said...

Tuaregue...
depois de ler esse livro, nunca mais fui capaz de olhar para o carro sem pensar nesse povo, mas sobretudo nesse homem. Sentido para viver, passamos tantos tempo há procura de um sentido...
(sabias que havia um carro com esse nome?)

 
At 23/1/07 23:11, Anonymous Anónimo said...

as coisas de que te lembras!
Sabia que havia um carro com esse nome, mas não sabia que sabia...
explico, sempre que vejo esse nome num carro(não sei a marca), lembro-me do Tuaregue, e esqueço o carro. Fico sempre a lembrar-me da história e deois já não me lembro do que é que me fez pensar nela. :-)

 
At 25/1/07 22:48, Blogger Márcia Santos said...

é um VWW!!;-)Eu n conhecia o povo... mas o carro sim:-)

 
At 26/1/07 00:02, Anonymous Anónimo said...

E vale bem a pena conhecer, o povo, claro!;-)

 
At 28/1/07 00:36, Blogger Ana M Marques said...

Eu conheci o povo por dentro... Não os do deserto, mas os do Atlas... São chamados Berberes... E acreditem têm um estilo de vida muito interessante... um dia destes conto as minhas peripécias por lá... Quanto ao livro... AINDA não conheço :-(

 
At 28/1/07 23:20, Anonymous Anónimo said...

Olá perfect sentece, venham daí as peripécias!!

 

Enviar um comentário

<< Home