14 janeiro 2007

As Cinzas de Angela

FRANK McCourt Hoje gostaria de vos falar das Cinzas de Angela, já o li há bastante tempo mas ficou-me uma imagem clara. A história passa-se inicialmente na América e depois na Irlanda, fala-se das rivalidades entreIrlandeses, da guerra, e da sobrevivência. Fala-se sobretudo da extrema pobreza e da miséria na primeira pessoas, sem dramatismos, que a vida há data exigia esforço e pouca recompensa. E estou aqui a contar isto e a pensar... Não é meu objectivo contar histórias, nem levar as pessoas a lerem livros. Que leiam apenas aqueles que lhe dizem alguma coisa, ou sobre os quais este diálogo possa ter aberto o apetite. Até gostaria mesmo de aqui postar apenas os livros recentes que li. Mas, entre organizar a vida social e escolar de três crianças, mais os pais ( eu incluida!), ler os livros deles ( qualquer dia falo de um ou outro, há alguns simplesmente deliciosos, se é que se pode degustar um livro), ajudar nos trabalhos de casa, fazer os meus trabalhos de casa, e ainda tentar ir lendo os jornais, acreditem, a hora do vale dos lençois nem sempre é a apropriada e assim não sobra muito tempo para o prazer da leitura. Depois do meu Aniversário fico sempre com uma pilha de seis ou sete livros por ler, que se vão teimosamente mantendo na mesa de cabeceira á espera de vez. E se não falo deles todos é que há alguns que não merecem referência, não quer dizer que não tenham valido a pena ser lidos, mas daí a ter algo para dizer deles...