22 fevereiro 2007

Correspondência

Sophia de Melllo Breyner Jorge de Sena

O nome de Sophia de Mello Breyner Andresen é recorrente por aqui.

Ela é, para mim, a melhor poetisa Portuguesa, para além de ter textos para as crianças simplesmente extraordinários.

Hoje não vou aqui falar dos seus textos publicados, histórias ou poemas, mas da sua correspondência com Jorge de Sena.

Quando se escreve uma carta, sabe-se quem é o seu destinatário, quem a irá ler, e isso nos permite escrever sem constrangimentos senão apenas os nossos, pessoais.

Assim se passa com esta correspondência agora publicada.

Torna público o que era privado.

E que interesse podemos nós ter sobre o que é privado?

Pareceu-me ao ler este livro, que estas cartas passam em muitas medidas o domínio do privado, por um lado porque tanto Sophia como Jorge de Sena sabiam que a sua correspondência podia ser lida e censurada pela PIDE, a sua privacidade era sempre duvidosa, por outro, na maioria dos casos as palavras e ideias que transmitem são de domínio público, ou tornado público através de poesia e prosa de ambos.

O cuidado tido relativamente à omissão de nomes de pessoas, e a clareza com que mostram alguns dos meandros de certos poderes, são por si só motivos para ler esta correspondência.

Eu fico por aqui hoje, que já o sono me chama…e ainda não li o meu bocadinho.