11 fevereiro 2007

"Quando eu era uma obra de arte"

Pois é, aqui estou eu de volta... E para bem re...começar conto um conto não o do livro, mas da forma como o descobri... Há uns tempos atrás, conheci uma Catalã, a Nuria, muito orgulhosa da sua terra, que estava a aprender português... Conversa daqui e dali, descobrimos muitas afinidades, entre as quais que não dispensamos um ou mais livros na cabeceira. Descobrimos ainda que acreditamos que se pode conhecer uma pessoa por aquilo que ela ouve ou lê... daí a inevitável pergunta: que livros e autores mais gostas? Que livro mais te marcou? A conversa foi de tal forma animada que tivemos de recorrer à escrita... Assim, eu fiz uma lista de livros e autores e ela também... na lista da Nuria estava um tal de Eric-Emmanuel Schmitt com um livro "O Senhor Ibrahim e as flores do Corão". Assim que pude, fui à sua procura... e não havia, mas havia desse autor um tal "Quando eu era uma obra de arte"... resolvi apostar, pois o título, embora presunçoso, espicaçou-me a curiosidade... Comecei-o há dois dias e já o considero um dos que mais me fez pensar... Este livro apresenta uma forma de pensar diferente. Retrata um pacto entre duas pessoas: um artista, ávido de fama e de glória ... o outro, um suicida falhado, ávido de existência, que aceita ser transformado numa obra de arte... Isto belíssimamente regado com uma crueldade e sobriedade de escrita que me assombraram... Estou absolutamente hipnotizada... e mesmo quando o livro está fechado, encontro-me muitas vezes a pensar em tudo o que me tem tocado nele... Devo dizer que consegui, mais tarde, numa feria do livro o tal "O Senhor Ibrahim e as flores do Corão" e também recomendo...

6 Comments:

At 11/2/07 23:16, Anonymous Anónimo said...

Olá perfect sentence
Que bom ver-te por cá de novo e com novidades. Deconheço o escritor mas confesso que fiquei com muita vontade de o conheçer.
Por questões logísticas(tenho ainda por ler cerca de oito livros que me ofereceram) talvez opte por pedir emprestado o teu exemplar, parece-te bem?
É que os emprestados passam à frente dos outros na fila de leitura, não te separarias dele por muito tempo!Combinado?

 
At 11/2/07 23:50, Blogger Ana M Marques said...

Combinado! Vou só acabar as últimas páginas e já to empresto... Beijinho

 
At 12/2/07 12:50, Blogger isi said...

olá!
estou na fila, para o empréstimo, ok?

 
At 13/2/07 22:30, Blogger Ana M Marques said...

OK... Combinado!
P.S. Já o acabei! e é mesmo daqueles que nos lubrificam os neurónios e as sensações.... Beijinho

 
At 26/2/07 00:25, Anonymous Anónimo said...

Só para dizer que já o tenho e até já o abri...agora segue-se a viagem!
Depois digo mais qualquer coisa.

 
At 1/3/07 22:58, Blogger Ana M Marques said...

OK... Fico à espera!
Beijito!

 

Enviar um comentário

<< Home