24 fevereiro 2007

A Noiva Judia

E se de repente, nos transformássemos nos nossos antepassados? Embora pareça uma realidade da qual não podemos fugir, não me pareçe que seja tão linear quanto isso... Este livro, pequeno e, para mim, de leitura difícil, retrata quatro vidas... Tudo começa com um quadro de Rembrant, e com as personagens nele retratadas: Abigail Lopes da Costa e Ephraim Paradies. Alguns séculos mais tarde, uma sua antepassada, Rebecca Lopes da Costa, parece segui-lhe as pisadas, a um ritmo tão violento que parece desistir da sua própria vida!! Este livro apanhou-me, pois nunca dantes tinha visto esta forma de escrita... lá para perto do fim, apercebemos-nos de que a obra é semi-autobiográfica e que o escritor, Luigi Guarnieri, está a descrever o modo e o porquê de escrever este livro... Estranho, não? Pode ser uma mentira do autor, mas gostei da forma diferente com que ele a escreveu e exercício masoquista de se descrever até ficar uma personagem... Por mim, fiquei a conhecer melhor uma parte da história Universal e com um desejo cada vez maior de conhecer a Holanda, onde afinal começa a história...