25 março 2007

Portugal é mesmo um país de poetas

Quase todos nós já ouvimos falar de poesia, poetas, de Fernando Pessoa, António Gedeão,Sofia de Mello Breyner Andresen,de António Nobre, de Camões , de Natália Correia, de Cézariny e tantos outros que a memória evoca quando se solta uma frase, uma nota musical e dizemos prontamente -ah!essa é do poeta...! Mas , votados no silencio dos livros e nas letras de músicas, há poetas maiores que se os lermos vamos, sem dúvida, evocar memórias ainda maiores. Um deles é o Joaquim Pessoa. Deixo aqui um poema belíssimo da sua obra "125 Poemas" da Litexa "Ruas da minha cidade veias que o meu sangue abraça e põe cravos de ansiedade na lapela de quem passa. Ruas da minha cidade onde perco o coração poema diz a verdade! diz a verdade canção! Ruas da minha cidade amanhecendo a firmeza duma ponte entre a saudade e um abril à portuguesa. Ruas da minha cidade onde vingo as minhas asas. O meu nome é liberdade e moro em todas as casas. Ruas da minha cidade praças da minha alegria onde antes da claridade era noite todo o dia. Ruas da minha cidade onde o velho é sempre novo: as ruas não têm idade porque são todas do povo. Ruas da minha cidade becos de ganga puída. oficinas da verdade dos operários desta vida. Ruas da minha cidade janelas do meu olhar onde os pardais da amizade à tarde vêm poisar. Ruas da minha cidade rasgadas por minha mão. a gente passa à vontade quando pissa o nosso chão. Ruas da minha cidade aonde eu quero morrer com cravos de eternidade dos meus olhos a nascer." E agora , já lhes soa familiar?É , é uma canção mas acima de tudo um belíssimo poema. Concordam?

8 Comments:

At 27/3/07 00:19, Anonymous Anónimo said...

Olá Maria Velho,
é com muito gosto que leio o seu primeiro texto neste espaço. Aos poucos vai-se transformando numa pequena tertúlia, tal como inicialmente era nosso desejo.
Obrigada pela participação, e pelo poema que é muito bonito.
Não consigo deixar de o cantar enquanto o leio, é um problema comum dos poemas musicados, não é?
beijinho

 
At 27/3/07 09:19, Blogger Helena Velho said...

É um bom problema! Carlos do Carmo canta magistralmente este poema e cmo eu digo a sua leitura associada à conhecida música não tira valor ao poeta! Apenas o divulga como contador de palavras quando ele é tb. um poeta!
Tudo o que sirva para nos aproximar da "arte" é boa tarefa.
Com que periocidade costumam escrever, quanto tempo deixam os textos p/comentar, há regras que eu precise conhecer?

Helena Maria Velho

 
At 27/3/07 11:11, Blogger jorge esteves said...

'(...)Há em mim uma ternura desmedida pelas palavras.
Não há palavras que descrevam a loucura, o medo, os sentidos.
Não há um nome para a tua ausência. Há um muro
Que os meus olhos derrubam. Um estranho vinho
Que a minha boca recusa. È outono.
A pouco a pouco despem-se as palavras.'

...
(qualquer que seja a luz, a palavra brilha-lhe)
...
e andarilho me torno por aqui!
Abraços!

 
At 27/3/07 12:59, Blogger isi said...

Que festa!
Finalmente este canto anima-se e cresce para um espaço mais largo.
Lá começa a aventura...
Venham mais, juntem-se à festa das palavras que não param no tempo!

 
At 27/3/07 23:38, Anonymous Anónimo said...

Boa noite Maria Velho,

FAz perguntas bem pertinentes sobre a participação aqui, acontece que por enquanto, e uma vez que os colaboradores ainda não são muitos, ainda não estão definidas nenhumas regras.
Quer dizer que pode postar sempre que quiser (eu e Isi, por exemplo postamos sempre livro intercalado com história, mas nem sequer isso combinámos), e para nós a periodicidade tem a ver com a disponibilidade de tempo. Por enquanto as definições com que iniciámos parecem ser suficientes para haver tempo para comentários, e ficar uma boa parte das postagens na janela activa, mas se tiver sugestões a fazer, estamos abertos ao diálogo.

 
At 27/3/07 23:56, Anonymous Anónimo said...

Boa Noite Tinta Permanente,

Começou andarilho com uma frase que me apaixonou
"Há em mim uma ternura desmedida pelas palavras.

E o texto que se segue é igualmente bonito... Mas fiquei presa nessa primeira frase.
A ternura pelas palavras sente-se nas suas histórias, seja bem vindo!

 
At 27/3/07 23:59, Anonymous Anónimo said...

Olá Isi,

é sempre bom ver que tens tempo de aparecer, apesar de andares por fora.
Beijo grande

 
At 28/3/07 22:46, Blogger Helena Velho said...

Rita
Boa noite

Vou então seguir as não-regras, certo?

Um beijo .

 

Enviar um comentário

<< Home