01 junho 2007

A Menina do Mar

(...)"Sentaram-se os dois um em frente do outro e a menina contou: -Eu sou uma menina do mar.Chamo-me Menina do Mar e não tenho outro nome.Não sei onde nasci.Um dia uma gaivota trouxe-me no bico para esta praia.Pôs-me numa rocha na maré vaza e o polvo, o caranguejo e o peixe tomaram conta de mim(...)Tu és da terra e se fosses ao fundo do mar morrias afogado.Mas eu sou uma menina do mar.Posso respirar dentro da água como os peixes e possso respirar fora da água como os humanos.(...) Tenho tanta curiosidade da terra-disse a Menina-amanhã quando vieres, traz-me uma coisa da terra. E assim ficou combinado" Certamente uma bela história para crianças e adultos, porque a ternura, o companheirismo, a compreensão e a não diferenciação dos seres são coisas a contar, para que se possam aprender, verdadeiramente. in Sophia de Mello Breyner Andresen-a menina do mar

4 Comments:

At 1/6/07 23:39, Anonymous Anónimo said...

Boa NOite Maria Velho

hoje vinha com intenção de postar um livro e encontro aqui a Menina do Mar, claro que o livro ficará para amanhã:)

Há um post antigo onde falo de uma adaptação deste texto para musical feita pelo Filipe La Féria. Vende-se em DVD, e parece-me bastante bom.

Sophia é quase uma lenda não é?

Beijinho

 
At 2/6/07 21:15, Blogger Helena Velho said...

Oh! Rita!
Desculpe...mas como não "fazia" nada há tanto tempo e fui comprar uns livros para enviar para Angola e para o Nepal( temos 2 afilhadas ) vi os livros de contos da "lenda" Sophia c/ desenhos muito originais...e zás veio-me a saudade de os ler à minha menina!
Quanto ao DVD não conheço mas, também não tenho grande aptência pelas "obras" do La Féria( o que não me impede de o tentar ouvir e se gostar comprar-já ficava para os netos, não era?;)).

Muitos beijinhos

 
At 4/6/07 21:11, Blogger Unknown said...

Sophia é mesmo uma lenda! Vrdadeiramente sublime.

 
At 11/6/07 16:40, Blogger jorge esteves said...

'Mar sonoro, mar sem fundo, mar sem fim.
A tua beleza aumenta quando estamos sós
e é tão fundo intimamente a tua voz
segue o mais secreto bailar do meu sonho
que momentos há que suponho
seres um milagre criado só para mim.'

É o fascínio da Poesia ou do Mar?...
Abraços!

 

Enviar um comentário

<< Home