20 julho 2007

Jantar a dois

Os dois mais velhos estão de férias com os avós

A miúda mais pequena já dorme

E tenho o jantar por fazer.

O marido não vem hoje, tem reunião no serviço.

Os camarões estavam programados para hoje, e porque não?

Camarões fritos:

Derrete-se manteiga numa frigideira grande, e atiram-se para lá os camarões, descongelados. Tempera-se com sal e pimenta, faz de conta que os camarões estão no mar e que a pimenta é areia. Junta-se uma malagueta (das caseiras, por exemplo de uma das plantinhas que a Tinó trouxe para dar fruto o ano passado).

Deixam-se alourar os camarões, e mais um bocadinho de fritura para saberem bem, e viram-se, e mais outro tanto de espera porque esperar também parte do segredo.

E quando eles começam a parecer querer estalar na frigideira, regam-se com cerveja, um bom bocado, e deixa-se borbulhar a mistura durante outro tanto de tempo generoso.

Lembrem-se que temos a vida suspensa nesta espera.

O cheiro invade a casa.

Sento-me à mesa, prato grande, cerveja preta, um pão.

Como companhia “apenas” Jaques Brel, tudo o que quiserem imaginar dele, com a minha voz feminina uma oitava acima.

5 Comments:

At 20/7/07 01:26, Blogger Helena Velho said...

...e que companhia, Rita!



p.s.-a receita é óptima.

 
At 20/7/07 23:43, Blogger Ana M Marques said...

Boa companhia + boa comida = Jantar perfeito!
E eu que só vi agora... senão...
Beijinhos

 
At 28/8/07 02:04, Blogger Me said...

Como diria a nossa Sophia...nunca se esqueçam que nunca estou sozinha...estou comigo!!

 
At 9/9/07 04:51, Blogger xistosa, josé torres said...

Perdoai-lhes ... oh! deuses, se existem!
E o LIMÃO??? É imprescindível !!!
Picante para picar: Tabasco
Não deito cerveja, só manteiga e sumo de limão ...
À mesa, o pão também não faz falta, o molho é "raspado" com uma casca de camarão que se tira quase inteira e apropriada para tal desempenho e depois vai-se chupando e lambuzando os dedos, as mãos e o copo.
Porque hoje é domingo!
Cerveja preta ?
Aconselharia branca, mas desde que seja muita e fresquinha ... não há camarão que lhe resista!
Porque amanhã é dia de trabalho!

 
At 18/9/07 15:08, Anonymous Anónimo said...

Espetacular descrição!!
Ks consigo visualizar este filme na minha mente:-)

 

Enviar um comentário

<< Home