03 junho 2007

Óscar e a Senhora Cor-de-rosa

de Eric-Emmaneul Schmitt

O livro é difícil de encontrar, tanto andei atrás dele sem o conseguir que acabou por me ser oferecido por quem mo recomendava.

E traz dedicatória, os livros com dedicatória são ainda mais belos.

Na primeira carta a Deus, Óscar diz:

“ Chamo-me Óscar, tenho dez anos, peguei fogo ao gato, as cão, à casa ( acho que até grelhei os peixes vermelhos) e é a primeira carta que te mando porque dantes, por causa dos estudos, não tinha tempo.

Desde já te aviso: detesto escrever. É mesmo preciso ser obrigado. Porque escrever é grinalda. Pompom, rendinha, fita, et cetera. Escrever é apenas uma mentira que ornamenta. Uma coisa de adultos.

A prova? Olha, por exemplo o princípio da minha carta: «chamo-me Óscar, tenho dez anos, peguei fogo ao gato, as cão, à casa (acho que até grelhei os peixes vermelhos) e é a primeira carta que te mando porque dantes, por causa dos estudos, não tinha tempo.» Podia também ter dito: «Chamam-me Cabeça de Ovo, pareço ter sete anos, vivo no hospital por causa do meu cancro e nunca te dirigi a palavra porque nem sequer acredito que existas.»

Mas escrever isto não fica bem, vais interessar-te menos por mim. E eu preciso que tu te interesses.”

Lembrei-me deste livro a propósito de um post na Linha do Norte,

Encontrei-o no Dia da criança, por acaso.

13 Comments:

At 4/6/07 00:19, Blogger Helena Velho said...

É de uma beleza tão cruel que é quase impossível não me comover.
Será por eu não saber escrever bem que "Ele" também não se interessa por mim?

Um beijo Rita!

 
At 4/6/07 23:05, Anonymous Anónimo said...

Bem Maria Velho, eu acho que "Ele" interessa-se por quem se interessa por si.

Beijinho

 
At 5/6/07 21:13, Blogger Helena Velho said...

Claro que sim! Por si e pelos outros...
Beijinho

 
At 7/6/07 12:20, Blogger o Reverso said...

é triste, é lindo, é desespero...

 
At 10/6/07 23:31, Blogger sonhadora said...

Sonha. Sonha sempre.
Beijinhos embrulhados em abraços

 
At 11/6/07 16:34, Blogger jorge esteves said...

É, com toda a certeza, uma leitura interessante!...
Sem Acasos...
Abraços.

 
At 17/2/09 22:35, Blogger Fabiana said...

OLá! Gostaria de ter esse mesmo livro . Podem-me dizer onde o posso comprar é que não o encontro em lado nenhum. Obrigado beijinhos

 
At 14/9/09 20:04, Blogger Ricardo said...

ola. tambem gostava de comprar esse livro. Onde o posso encontrar. POr acaso sabem se existe FNAC

 
At 17/11/09 16:33, Blogger Unknown said...

Olá,
Queria muito adquirir este livro. Tenho tentado encontrá-lo em várias livrarias sem sucesso.
Alguém sabe onde o posso comprar??
Obrigado
Magali

 
At 28/4/10 15:54, Blogger Ricardo said...

já somos muitos a tentar adquirir este livro.
já alguém consegui? avisem sff

ricardo

 
At 12/1/11 14:48, Blogger Rui Nunes said...

Estou numa luta contra um segundo cancro em três anos. Escrevo, desde então, um diário. A melhor definição que podis ser dada à carta do Óscar é a explicitada pela Maria Velho.
Também procuro o livro para o adquirir.
Espero pistas, dá-las-ei se as encontrar.

 
At 12/1/11 14:58, Blogger Ricardo said...

Rui,
Força.lê também este livro Livro "Margot - Estrelinha Azul" aqui no site http://www.omundodacorrida.com/phpBB2/showthread.php?6437-Lançamento-do-Livro-quot-Margot-Estrelinha-Azul-quot.
Já vi em alfarabistas e o oscar n aparece. Resta-me a recordação de o ter lido 2 vezes seguidas

 
At 12/1/13 20:44, Anonymous Anónimo said...

obrigado!

 

Enviar um comentário

<< Home