01 abril 2007

1º de Abril

Dia das mentiras

Terá sido por acaso que Mário Viegas tenha morrido num dia 1 de Abril?

Coincidência? Haverá coincidências?

Vi-o uma vez a representar no S. Carlos numa noite memorável, para mim.

E ouvia vezes sem conta um disco de vinil que os meus pais tinham, em que declamava entre outras histórias e poemas, a história da Nêspera.

Eu era miúda e achava aquela história formidável, com uma interpretação absolutamente incrível.

Contei-a tantas vezes à minha miúda.

Se soubesse postar música hoje deixa-la-ía aqui num link, infelizmente nem um link ainda aprendi a fazer.

Correcção, acho que acabei de aprender.

http://www.revista.agulha.nom.br/ag34viegas.htm

12 Comments:

At 2/4/07 15:11, Blogger Helena Velho said...

Mário Viegas!
Tenho memórias fantásticas do tempo em que ele vinha ao TEP fazer a reposição das peças de sucesso.A minha "miúda" também o adorava e ainda nutrimos por ele, como actor, declamador,homem das "letras" e sobretudo como ser humano, uma enorme ternura e saudade colmatada por alguns vídeos e estórinhas que vamos partilhando.O manifesto Anti-Dantas dito pelo Mário é além de estremecedor, hilariante e inesquecível.Tb.gostava de saber colocar palavras faladas no blog, pois este é um dos casos em que a palavra dita supera, de longe, a palavra escrita.

Beijo de n-ê-s-p-e-r-a!
Boa lembrança Rita!

 
At 2/4/07 15:21, Blogger Helena Velho said...

...para o caso de querer ouvir e estremecer aqui vai um link(mas não é de entrada imediata como o seu...)
www.triplov.com/almada_negreiros/anti-dantas.htm

 
At 2/4/07 17:36, Blogger isi said...

sabes do que me lembrei?

Óooolha uma Aniiiiita!!!

Tantas vezes a nespera me apareceu sobre forma da tua linda menina!

Beijitos
Estou de volta

 
At 2/4/07 19:32, Blogger Helena Velho said...

Bem vinda Isi!!
Vamos aquecer para o próximo trabalho que, sugiro eu, poderia ser a 3 (três) mãos!
Que acha??

Maria

 
At 2/4/07 22:49, Blogger Helena Velho said...

Para a Ana filha da Rita

Uma nêspera
estava na cama
deitada
muito calada
a ver
o que acontecia

chegou a Velha
e disse
olha uma nêspera
e zás comeu-a

é o que acontece
às nêsperas
que ficam deitadas
caladas
a esperar
o que acontece

 
At 2/4/07 23:37, Anonymous Anónimo said...

Só por aqui apareci agora e já passei um bom bocado!

Maria,
Fui ao link que nos deixou e gostei MESMO de re-ouvir a voz de Mário Viegas, que saudade que tinha.
Mil obrigadas

Isi,

que bom rever-te, vamos ter muito que falar um destes dias...
Aceitas um chá por aqui?

Maria, como é que sugere que se faça um trabalho a três mãos?
Venham as novidades!!

Beijinhos a ambas

 
At 2/4/07 23:55, Blogger Helena Velho said...

Poderá ser assim:

a Rita dá o mote
a Isi o enredo
e eu a (re)solução...

ou
Eu dou o mote
a Rita o enredo
a Isi a (re)solução

ou
a Isi dá o mote
eu o enredo
a Rita a (re)solução

e zá temos uma obra a 3 mãos( mesmo para os canhos...)
Dificil? Não!!!!
é só tentar,não acham??

 
At 3/4/07 01:19, Blogger David (em Coimbra B) said...

Nesse disco que falas (que guardo ao coração), do Mário viegas, tens um texto dito por ele, fabuloso, que sei de cor, e que recito com voz de padre de Viseu:

CASAMENTO
«Na riqueza e na pobreza
no melhor e no pior
até que a morte vos separe.»
Perfeitamente.
Sempre cumpri o que assinei.
Portanto estrangulei-a e fui-me embora.

E sobre a nêspera, já postei na linha. É só ler.

 
At 3/4/07 18:01, Blogger isi said...

Olá a todos!
de volta sim, vamos ver com que regularidade...viva as não obrigações!

Contem comigo para a experiência a três,seja com que ordem for.

D, tenho tido dificuldades em entrar na linha, mal chego à estação, a porta fecha-se!
Não entendo a rejeição que me parece informática, e como não a entendo não a consigo resolver.
por isso tenho ficado...a ver passar os comboios!

tenho uma foto para te fazer chegar há algum tempo, envias-me o teu mail?

 
At 3/4/07 19:22, Blogger David (em Coimbra B) said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 3/4/07 23:30, Anonymous Anónimo said...

Olá D em Coimbra B!

O que me ri a lembrar esse texto dele ,parece que o estou a ouvir com a tal voz de Padre...

Obrigada pela tua lembrança, aparece sempre

Vou agora à linha ouvir-te falar da nêspera

 
At 4/4/07 02:51, Blogger isi said...

Rita,
guarda as folhas,
assim que chegar com tempo para pousar dou notícias.
por agora continuo de mala feita, deambulando.

Até breve

 

Enviar um comentário

<< Home